Síntese do projeto
O projeto visa criar espaços acolhedores e inclusivos para jovens de 12 a 18 anos, estimulando a leitura, a criatividade e o desenvolvimento pessoal. Cada biblioteca cuidadosamente projetada, disponibilizando uma coleção diversificada de livros envolventes, juntamente com móveis confortáveis e acolhedores para transformar a leitura em uma experiência única, contribuindo para o crescimento intelectual dos jovens.
As atividades culturais programadas incluem clubes do livro, oficinas criativas, eventos literários e muito mais, tudo pensado para inspirar e nutrir a imaginação dos jovens. Acreditamos que este tipo de espaço é fundamental para o desenvolvimento cultural e saúde mental dos jovens, propiciando um refúgio criativo onde podem explorar novas perspectivas, fortalecer sua criatividade e encontrar conforto em meio às palavras.
Além do acervo devidamente selecionado com conteúdo temático adequado á faixa etária de 12 a 18 anos, o Espaço Vozes do Amanhã tem o propósito de disponibilizar não somente um local de leitura, mas um centro vibrante de atividades que visam enriquecer a mente, além de fortalecer habilidades e preparar para o futuro.
Portanto, o espaço será enriquecido com atividades focadas na arte falada, jogos literários, saraus de contação de histórias e educação financeira/empregabilidade. O ambiente de cada biblioteca terá mobiliário adequado para a faixa etária envolvida no projeto.
Objetivos
Espalhar empatia
através da educação
Aproveitar os benefícios fiscais disponíveis
Ajudar e qualificar a formação dos adolescentes
A biblioteca pretende disponibilizar um espaço sagrado onde o conhecimento se entrelaça com a imaginação, formando um ambiente propício para o crescimento intelectual e pessoal. Para jovens de 12 a 18 anos a biblioteca tem como objetivo ser não apenas um local de leitura, mas um centro vibrante de atividades que visam enriquecer a mente, fortalecer habilidades e preparar para o futuro. Este projeto proporcionará uma experiência transformadora através de atividades da arte falada, jogos literários, saraus de contação de histórias e educação financeira/empreendedorismo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Disponibilizar uma coleção diversificada de livros, revistas e materiais de leitura que abordem temas relevantes e cativantes para os jovens.
2) Oferecer um espaço equipado com mobiliário ergonômico e acolhedor, criando uma atmosfera propícia para leitura, estudo e interação social.
3) Promover atividades lúdicas e educativas, como jogos de tabuleiro e oficinas temáticas, para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos jovens.
4) Estabelecer parcerias com escolas e instituições locais a fim de incentivar a integração da biblioteca no contexto educacional e comunitário.
5) Medir o impacto do projeto por meio de avaliações e feedback dos jovens, buscando constantemente aprimorar e adaptar as atividades e acervos oferecidos.
Proporcionar atividades de arte falada, jogos literários, saraus de narração de histórias e educação financeira/empreendorismo para jovens de 12 a 18 anos, considerando serem essas atividades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dessa faixa etária.
Oferecer essas atividades objetiva não somente estimular a criatividade, promover a expressão artística e o uso da linguagem de forma eficaz, além de incentivar a empatia, o trabalho em equipe e a autoconfiança.
Além disso, a inclusão de educação financeira e empregabilidade pretende preparar os jovens para os desafios do mundo atual, capacitando-os com habilidades práticas e conhecimento essencial para uma transição suave para a vida adulta.
Acessibilidade
Cerca de 5% dos livros do acervo de cada biblioteca terá suas versões em braile e audiobooks.
Além disso, a equipe do projeto selecionará estantes de, no máximo, 1,70m para que os PNEs tenham a possibilidade de acessar qualquer item dos acervos (livros, jogos, brinquedos, etc.)
O acervo de jogos educativos é composto por jogos de tabuleiro, jogos modernos e jogos étnicos. Todos eles poderão dialogar com o acervo literário e serão previamente selecionados.
A importância desse acervo consiste na grande capacidade que os jogos têm para estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora, além de exercitar a empatia e a resiliência de seus usuários.
Contrapartidas
• Escolha do município
• Escolha da entidade que receberá o projeto
• Logomarca exposta permanentemente no espaço e também em todos os materiais de divulgação do projeto
• Release personalizado para divulgação
• Possibilidade de voluntariado corporativo
• Desenvolvimento de relacionamento com a Secretaria de Educação e Prefeitura do município
• Assessoria de imprensa e produção conjunta de conteúdo para diferentes mídias sociais
Informações para doação via renúncia fiscal
• Valor aprovado: R$ 651.695,58
• Valor por biblioteca: R$ 134.048,00
• Incentivo Fiscal: Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura)
• Mecanismo: Mecenato
• Pronac: 246994
• Enquadramento: Artigo 18 – Dedução de 100%*
• *Pessoa Jurídica: tributadas em lucro real, podem deduzir até 4% do IR devido
• *Pessoa física: podem deduzir até 6% do IR devido